quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Crenças e seus impactos na vida cotidiana


O que acontece com uma pessoa que passou toda a sua infância sendo moldada a partir de uma educação extremamente repressora? Essa pessoa nunca pôde se expressar, suas vontades nunca valiam de nada e, os seus pais, diziam sempre a ela que lá, naquela casa, ela era a última a falar e a primeira a apanhar. Ressalto que existem milhões de pessoas que foram educadas dentro destes moldes. Pais que não tinham um pingo de paciência com os seus filhos e que descontavam todas as suas frustrações sobre eles. E do outro lado crianças que apanhavam sem ao menos saber o motivo.

O que vai acontecer com essa criança quando ela se tornar um adulto? Qual a crença que essa pessoa terá sobre seres humanos, haja vista que as suas matrizes faziam da sua vida uma verdadeira ameaça e o sentimento de impotência e humilhação fizeram parte da sua criação?

Uma vez tido esse tipo de educação, vivendo 24 horas do dia sob constante ameaça e ausência de amor, essa pessoa quando se tornar adulta desenvolverá todos os tipos de fobias possíveis imagináveis. Ela terá enorme dificuldade em confiar em alguém, tanto na questão de amizades quanto na de relacionamentos afetivos. Essa pessoa sempre se sentirá ameaçada, achando que a qualquer momento poderá tomar uma rasteira de alguém. E, principalmente, terá um ódio mascarado sobre a figura masculina e feminina de forma simultânea, desenvolvendo um instinto de vingança que se projetará nas pessoas mais próximas. Essa pessoa vai acreditar que seres humanos são pessoas más, traiçoeiras e injustas, e que a única forma de não ser atacada será atacando primeiro.

Ocorre que, uma vez que essa crença está arraigada dentro do ser, a vida desta pessoa será uma grande guerra, tanto externa quanto interna. Como ela estará vibrando guerra atrairá guerra para a sua vida. E, além disso, o medo de que há qualquer momento alguém poderá lhe prejudicar, vai desencadear as chamadas crises de pânico, dificuldades para dormir e um medo assombroso do desconhecido. Isto é, esta pessoa estará vivendo literalmente no inferno, e sequer se dará conta disto. É nesse ponto que os distúrbios sexuais e a busca incessante pelo prazer surgem, fazendo com que o ser entre em contato com drogas, noitadas, e todos os tipos de promiscuidade sexual. O prazer funciona como um analgésico, e por algum tempo fará com que os sintomas desses traumas desapareçam, mas isso vai durar pouco e o vazio existencial voltará com mais força.
 
Claro que o que está exposto aqui não é tudo. Existe uma série de outros desencadeamentos que poderiam ser explanados, mas o texto ficaria muito extenso. De qualquer forma, o que é necessário que se compreenda, é o impacto que as crenças possuem sobre as nossas vidas.

Mas saiba que, tudo tem conserto, bastaria identificar a crença e ver quão tola ela é, e quão irreal e prejudicial ela é para a sua própria vida. Você não precisa acreditar no que acredita. Você possui todo o poder de mudar a sua percepção sobre qualquer assunto, mas para isso é necessário que descubra em que realmente acredita, e isso envolve um profundo trabalho interno.

Auto-observação, aliada com a coragem de se ver diante do espelho, respeitando as suas limitações e a sua própria história, é o caminho para quem pretende dar um salto quântico em sua própria consciência.

Diogo Beltrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário