sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Reflexos da vida

Quando situações se repetem em sua vida, é sinal de que existe algo mal entendido e que precisa ser ressignificado dentro de você. Significa que existe alguma crença e que essa crença o faz repetir experiências das quais não deseja mais viver. Geralmente essas situações são projetadas na vida em forma de problemas financeiros ou de relacionamentos, e esses dois campos da vida são essenciais para que se tenha uma experiência prazerosa neste mundo. Sem que se resolva esse dois aspectos antes, não adianta querer galgar outros degraus na escala evolutiva, pois são campos de fundamental importância da matéria e na vida que dentro dela se constitui.     

Se uma pessoa vem repetindo situações de iniciar um namoro, e depois de alguns meses o mesmo ser rompido pelo seu parceiro, significa que ela apresenta um perfil comportamental auto-sabotador que ocorre em detrimento da crença que possui sobre relacionamentos afetivos. Se essa pessoa adquiriu a crença de que homens não prestam, que são agressivos e só querem abusar das mulheres, por ter presenciado isto na sua infância com pais ou parentes bem próximos, vai vivenciar isso em todos os seus relacionamentos. Ela será conquistada, usada, usurpada e descartada, e tal experiência vai endossar ainda mais a sua crença; essa crença se tornará ainda mais forte e fará com que essa pessoa atraia mais situações como essa em sua vida. Trata-se de padrões repetitivos que viram um ciclo vicioso e que trazem muita dor e sofrimento para quem passa por eles.

Crença é uma memória que está cristalizada e que trabalhou antes disto no sentindo de concluir um julgamento sobre determinada coisa. Para a mente humana tudo precisa de uma resposta, nada pode ficar em aberto, portanto ela avalia e conclui tudo o que vê a partir do que está sendo apresentado a ela. Uma situação neutra, ou pendente, gera insegurança para esse ego/mente, e de alguma forma ele vai atuar para trazê-la ao campo da segurança e da certeza absoluta, usando a identificação, o julgamento e a conclusão para fazer isso.

Com relacionamentos ocorre exatamente isto, você vai presenciando determinados comportamentos dos seus pais e, a partir disto, baseado na felicidade ou infelicidade de ambos, no respeito ou desrespeito que ocorre entre eles, cria as suas percepções sobre esse tal “relacionamento” e passa acreditar piamente nisto, iniciando aí o mesmo padrão repetitivo de comportamento. A mente coloca o “relacionamento” dentro de uma caixinha com um carimbo de verificado, julgado e concluído, e passa para a próxima tarefa.

Portanto, tudo o que você vivencia é um reflexo daquilo que vem acreditando que é a vida e do aspecto em específico que será vivenciado. O mundo exterior não pode ser diferente do interior, pois eles são uma única coisa atuando em polaridades invertidas, portanto são iguais. Se você possui uma crença negativa sobre relacionamentos, viverá impreterivelmente relacionamentos negativos baseados na sua própria percepção. Não se trata de falta de sorte ou qualquer outra coisa, e sim da crença que você possui da realidade e que cria a sua experiência no mundo das formas.

Enquanto essa crença existir as experiências vinculadas a ela também existirão e se repetirão, até que você resolva mudá-las conscientemente, e para isso é necessário que você as acesse e compreenda se são positivas ou negativas, para que então possa decidir se continua com elas ou não. Ou seja, você precisa ser capaz de observar e entender, que todas as circunstâncias da sua vida podem ser compreendidas, sem tentar simplificar situações complexas, mas sim encarando a complexidade de uma forma mais simples, assimilando os incômodos com equilíbrio emocional e conseqüente serenidade.

Isso é ressignificar conscientemente e acessar outra dimensão da realidade.
    
Diogo Beltrame

Nenhum comentário:

Postar um comentário