sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Metas para 2016 - Como fazer?

Em primeiro lugar você deve colocar o “tempo” no seu devido lugar.

Em última análise o tempo não existe. Trata-se apenas de um conceito inventado pelos humanos para facilitar a vida, para contextualizar situações, medidas, espaços, etc. O conceito de tempo foi inventado para que se tornasse possível dar denominações a determinadas circunstâncias da ciência, da história e de outras linhas de estudo da antiguidade. Conceito este que foi criado a partir da observação dos movimentos cíclicos da natureza: dia e noite, fases da lua, estações do ano.

Enstein e tantos outros cientistas já tinham essa percepção. Uma das frases ditas por ele foi: “A distinção entre passado, presente e futuro é apenas um ilusão teimosamente persistente.

Porém, desde que esse conceito seja devidamente compreendido e, colocado no seu devido lugar, não permitindo que ele se apodere da sua vida; e é isso que vem ocorrendo pelo fato das pessoas darem mais valor ao amanhã e o ao ontem do que para o hoje, arrastando-as para uma ilusão criada a partir das projeções da mente, é possível usá-lo a seu favor para redefinir alguns aspectos da sua vida que não estejam em acordo com seus verdadeiros anseios.

Ter metas é saudável sim. Ter disciplina e empenho para alcançá-las também. Mas fé sem ação é nula, portanto, de nada adianta fazer uma série de exercícios usando conceitos da mecânica quântica, de afirmações positivas e exercícios de tela mental, se a pessoa continua assistindo sessão da tarde em casa esperando que as coisas caiam do céu só porque ela determinou que tenham que acontecer por ter tido acesso a textos quânticos, a lei da atração e etc. Existem muitos jargões envolvendo esses temas e muitas pessoas interessadas em vender livros e cobrar horrores em cursos que falam dessas temáticas. Mas a realidade não é assim. De tudo que é falado existe um “q” de verdade, mas não se deve acreditar em tudo que você ouve ou lê. Existem muitas pessoas falando e ganhando dinheiro com isso baseando-se em achismos e deduções nada lógicas. A lei da atração existe. O poder de co-criação existe. E você de fato possui o poder de ter ou ser qualquer coisa que possa imaginar, mas não basta imaginar uma casa na praia para que ela surja em sua vida no mês que vem. O universo faz a parte dele, ele vai atrair para a sua vida movimentos sincrônicos e prefeitos que possuam as ferramentas necessárias para que você possa realizar aquilo que deseja, mas você precisa fazer a sua parte, pois é para isso que você está aqui: para viver, para realizar, para trabalhar em prol da sua própria vida. Aliás, Trabalhar e evoluir é só o que existe, e isso nunca vai parar. Se a pessoa tem preguiça de trabalhar (e de se trabalhar internamente principalmente), nada acontecerá e ela continuará assistindo sessão da tarde reclamando que não tem sorte.

Em primeiro lugar é necessário saber onde você está e aceitar o seu ponto de partida, em seguida definir para onde quer ir, onde deseja chegar, o que deseja ser, o que deseja fazer, o que deseja ter. Isto é, definir seus objetivos com exatidão. E uma vez que eles estejam definidos você deve trabalhar ininterruptamente para alcançá-los, estando disposto a enfrentar qualquer tipo de obstáculo que venha a encontrar, inclusive aqueles que estejam relacionados às suas crenças equivocadas.

Por exemplo: um advogado que odeia ser advogado e que possua o desejo de se tornar um protetor de animais. É óbvio que essa pessoa terá que enfrentar determinadas questões limitadoras neste processo de transição. Essa pessoa será cobrada pela sua família, pelos amigos, pela namorada. É provável que por algum tempo ela tenha que abrir mãos de alguns aspectos materiais até que conclua essa transição e que se restabeleça dentro daquilo que escolheu fazer. Para qualquer processo de criação é necessário tempo para que as coisas amadureçam. Não tem como escapar disto. Mas se a pessoa possui determinação e paciência, o resultado valerá à pena. É para isso que você está aqui, para descobrir por si mesmo que a sua experiência é só sua, e que você não deve dar atenção para aquilo que as pessoas pensam ou falam sobre você.

É fundamental determinar que tipo de realidade e experiência você deseja ter e que, após isso, você faça um cadernos de metas pessoais. Isso é importante pelo fato do seu ser interior memorizar mais facilmente quando se escreve.

Definir metas é o caminho para fazer mais com menos, é fazer a diferença em sua relação com o tempo.  

Existe uma forma de grande valia que pode ajudá-lo a traças essas metas e fazer com que elas sejam realmente possíveis e compensadoras. Isto é, para que você possa realmente acreditar que vai conseguir chegar lá.

É preciso que elas tenham os seguintes atributos:

Positiva: tendo como meta o que você quer, e não o que você não quer (saúde e não doença).

Objetiva: definindo bem o alvo a atingir (viajar para onde?).

Datada: “algum dia” não existe no calendário (dia, mês, ano).

Específica: “mais ou menos” não determina nenhuma realidade.

Significativa: realmente importante a ponto de valer à pena.

Comensurável: pode ser medida, pois não é um desejo vago.

Realística: sabendo que Roma não foi construída em um dia.

Equilibrada: harmonizando os diferentes aspectos da vida.   

Relembrada: a repetição é o aprendizado.

Mas lembre-se: não é o seu objetivo que o fará feliz. Esteja feliz, sinta-se bem, grato e satisfeito com a vida que tem, e então você vai conseguir construir aquilo que está ansiando. É impossível construir algo de positivo se você está pensando e agindo de forma negativa.

As pessoas possuem o péssimo hábito de estarem se sentindo mal e aguardarem que a vida traga algo que as façam sentir-se bem, e isso nunca vai acontecer. Primeiro sinta-se bem, e depois você terá o que quer. É assim que as coisas funcionam, e quanto mais rápido se compreender e aceitar essa realidade, mais rápido você conquistará aquilo que deseja.


Diogo Beltrame.  

Um comentário: